Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos de Tuntum faz audiência pública

Aconteceu na tarde de ontem (30) no plenário da Câmara de Vereadores de Tuntum a audiência pública para apresentar o Plano Municipal de Gestão Integrada  de Resíduos Sólidos Urbanos de Tuntum mais uma ação de política pública do Dr. Chico Cunha.
Na  oportunidade, o Enfermeiro Rosemir Diniz  da Secretaria de Saúde, um dos elaboradores do plano, fez a apresentação do mesmo, destacando os pontos relevantes  para a melhoria ambiental da cidade de Tuntum, bem como,  a  saúde pública dos habitantes do município.
Rosemir Diniz informou à platéia de diretores escolares, coordenadores, professores e autoridades ali presentes sobre  os dados alarmantes que hoje envolve o recolhimento do lixo doméstico urbano de Tuntum em torno de 45 toneladas o que demonstra a falta de conhecimento ambiental e o desperdício de materiais de uso doméstico, alimentos reaproveitáveis que são desperdiçados diariamente.
Rosemir Diniz afirmou, também, que com o  Plano Municipal de Gestão Integrada  de Resíduos Sólidos Urbanos de Tuntum a cidade deve  buscar o índice adequado de recolhimento de lixo urbano em torno de 22 toneladas para atender as metas estabelecidas pelos organismos nacionais e internacionais de defesa ambiental urbana.
O  Plano Municipal de Gestão Integrada  de Resíduos Sólidos Urbanos de Tuntum provocará uma mudança cotidiana do trato do lixo doméstico, pois o mesmo, também, incentivará a educação ambiental proposta pela Lei 9.795/99 e  uma política de geração de emprego e rendas através da seleção de materiais reaproveitáveis e sua consequente reciclagem.
Durante a audiência pública falaram os professores Carlos e Emerson Araújo e em nome do prefeito Chico Cunha a primeira dama Suami Cunha informou sobre a construção do aterro sanitário de Tuntum em fase final e as aquisições de 02 caminhões para o recolhimento  diário do lixo doméstico da cidade e de um trator que ajudará na manutenção do referido aterro.
type='text/javascript'/>